quarta-feira, agosto 25, 2010

Debate sobre Cotas

Trechos do debate sobre cotas raciais que ocorreu na TV Câmara Rio:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4

Parte 5

Final

24 comentários:

Burocratoparasita da União disse...

Nada mais racista do que cotas raciais.

Titina ;* disse...

Vocês sabiam que nós brasileiros descendemos de analfabetos? Abaixo a discriminação! Abaixo a hipocrisia brasileira!

samuel disse...

Prof Constantino, sua intervenção foi firme e segura. Agora, é preciso dizer, os outros participantes não estavam a altura, OU o assunto cotas raciais é indefensável como mostraram os argumentos postados por VS. Foi no entanto um debate civilizado onde a razão foi ouvida. Não houve a costumeira histeria ideológica ...

Keoma disse...

Muito boa a explanação: didática, sintética, completa, irrefutável. Típico discurso que não funciona com o povinho tupiniquim.

ntsr disse...

Podia ter sido um debate melhorzinho (pro lado deles)se o cara lá não tivesse apelado pra falácia lógica do argumentum ad hominem pra cima do Thomas Sowell

Aquela loirinha foi muito burrinha, depois do Rodrigo falar que o cara da favela 'passa' e o vizinho do lado não, ela:
'bla bla bla mas O BRANCO pobre bem vestido...'
sendo que a PRIMEIRA coisa que o Rodrigo falou foi justamente que essa é uma terra de MESTIÇOS e os 'tribunais raciais' é que vão decidir quem é branco/negro e ainda citou o exemplo dos irmãos gêmeos onde um foi considerado negro e o outro não.

E Rodrigo, esse negócio de políticas de ajuda 'temporárias' que acabam durando pra sempre, a ajuda dos EUA pro Japão depois da segunda guerra começou planejada pra ser temporária e terminou temporária.

ntsr disse...

E só mais 3 coisas
1 'quando vc vai pra um médico vc não pergunta que nota ele tirou no vestibular' Não, mas vc pergunta PRA OUTROS MÉDICOS, pra amigos, conhecidos, sobre a competência dele,com saúde não se brinca e ninguém dá cheque em branco pra ninguém.

2'tem cota pra entrar mas não tem pra sair' Tb não é bem assim, dona dilma já falou que vai ter sim cota até na pós graduação

3 Tacar o pau no Thomas Sowell pq ele disse que os negros americanos se comportam mal.Então tá, aqui no brasil, com toda a violência do mundo, alguém já ouviu falar de gang rape? Não? I rest my case.

Dra. Chayote disse...

Acho injustas, pois elas servem para diferenciar pessoas.. o que ao meu ver é errado, pois somos todos iguais.

Cada um tem sua opinião, esta é a minha!!

Anônimo disse...

Sobre raças. A África do Sul tem uma consciência de ‘UNIDADE’ que seus vizinhos do continente não têm, ainda divididos em grupos étnicos. Padece de graves problemas sociais, mas os vêem com tal, ou seja, problemas: SOCIAS. Com elementos facilmente definíveis, como desníveis de renda, saúde, educação - e soluções de erradicação racionais. Quando se transmuta essa lógica para abstrações, quer sejam sob tons RACIAS, que é algo irracional, ilógico, como raça vc não muda, não erradica, a “solução” acaba sendo consequentemente ilógica... genocídio. É o que ocorre em outros países africanos.

Anônimo disse...

Quanto as cotas, a Universidade Federal de Alagoas separa 20% das vagas para cotistas. Desses 20% serão 60% para mulheres negras e 40% para homens brancos...
Lembrando declaração de Marina Silva nas páginas amarelas da Veja dizendo que ela não sofreu preconceito por ser negra.

Anônimo disse...

Edson Vergilio Said:
Por acaso existe alguma lei que proiba pobre, preto ou qualquer um de estudar? Acredito que o maior problema, é que a maioria que diz que não estudou por falta de oportunidade, prefere o boteco, a televisão ou o futebol. Assim tem temoportunidade que resista.

oneide345 disse...

O que deveria acabar e com a universidade publica (não gratuita eu qyue pago pros outros)
Ate aceito o estado proporcionar a escola basica com muita qualidade e aos estudantes que por merito e necessidade bolsas de estudo.

codename30 disse...

Senta Mandado de Segurança nessa cambada! Pois, as cotas, simplesmente "jogam no lixo", o Art. 3º, IV e Art. 5º "caput" da CF/88.

Não é discriminando que se consertará um problema de falta de qualidade do ensino o diferença entre classes sociais. Isso só é possível dando oportunidades a todos em igualdade, principalmente de aprenderem e concorrerem entre si: EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES.

ntsr disse...

Agora sendo realista, a dilma vai ganhar, os 'racialistas' vão ganhar e vai ter cota até na pós graduação.

A época da miscigenação acabou.Agora vc tem que escolher qual sua 'raça' se não os tribunais raciais escolhem por vc.

Felipe Santos disse...

Sensacional!!!

Incrível como as pessoas "pinçam" aquilo que às interessa e deixam o resto de fora... conseqüência disso é cair em contradição, não só as apontadas por você Rodrigo (que infelizmente teve tempo de apontar poucas), mas uma que achei bem nítida, que foi do entrevistado que comentou sobre os gays... disse eles que o "Orgulho Gay" nasceu como uma auto-defesa contra o pré-conceito, até aí válido, porém eles
lutaram e lutam (sejam brancos, negros, pardos, whatever) por IGUALDADE e RESPEITO... NUNCA pediram PRIVILÉGIOS!!!

Muito, muito boa a entrevista, pena que não na íntegra... já repassei pros meus contatos!!! :-)

Excluido disse...

Porque vestir uma camisa escrito "100% caucasiano" é descriminação?

Se você usar uma camisa dizendo "100% negro" ninguém fala nada. Racismo é considerar a existencia de cores ou raças. Preconceito é discriminar alguém diferente, não só negros.

Qual é o grupo que sofre mais preconceito?

Eu sou considerado "caucasiano". Sou metaleiro, budista, pratico kung fu, heterosexual e jogo RPG. Totalmente minoria.

fejuncor disse...

Piada: português burro. Discriminação: negro burro.
Piada: loira burra. Discriminação: negra burra.
Piada: alemão chucrute. Discriminação: índio mandioca.

CorruPTocracia: Roubar é poder! disse...

Pelo menos nos estados do NE as populações de negros, pardos e mulatos têm proliferado muito mais do que os raros brancos, que mantêm um rígido controle de natalidade. É uma miscigenação total. Ainda se quer falar de racismo? De quem contra quem? De mulatos mais claros contra os mais escuros ou negros? No caso, é mais rixa tribal e não racismo.

fejuncor disse...

O governo Lulla criou até um Ministério para as raças. Divide et impera!!!

Col. Hans Landa disse...

ISTO TUDO É UMA DISPUTA DE PODERES.
Ganha quem fazer o melhor papel de vítima.

ss disse...

Parece que começamos a chegar no ponto x desta questão, poucos tem a coragem de discutir imparcialmente a questão e é ai a razão de não chegarmos a lugar algum, você parece ter dado o primeiro passo.

R.I.P disse...

Desaprovo o negócio de cotas!

O único sistema respeitável é o que leva em consideração o mérito.

Se não for por mérito não tem valor.

E antes que alguém sugira alguma abobrinha, já adianto que descendo de negros.

E os negros da minha família jamais dependeram de cotas. Tudo o que conseguiram foi através de seu próprio mérito.


Bjs

gato e botas disse...

só gostaria do program completo , não apenas as partes que vc falou , fica capenga a argumentação

Anônimo disse...

Alguém ai pensou que somos da RAÇA HUMANA? O que importa é como agimos em sociedade. Respeitamos a nós mesmos quando respeitamos o direito dos outros à liberdade, à propriedade e à vida. O que deve ser levado em consideração é o caráter das pessoas. Há idiotas e gênios de todas as cores, credos, sexos, nacionalidades e idades.

Anônimo disse...

Cotas é mais um episódio pra nossa vergonhosa história como nação atrasada