sexta-feira, agosto 20, 2010

Um Povo Infantil



Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

Estava quase na hora de jantar, e assumi o risco de uma grave indigestão para assistir, pela primeira vez, o programa eleitoral do PT no horário “gratuito” na TV. Minha filha de oito anos estava ao meu lado, e apesar de impróprio para menores, resolvi deixá-la assistir a indecência de nossa política. Sua reação me fez refletir sobre algo bastante óbvio até, mas que a esperança nos leva a reprimir com freqüência.

O programa é um show de embuste, do começo ao fim. Os marqueteiros tentam criar uma personagem que não chega nem perto de existir. Transformaram Dilma numa pessoa dócil, apaixonada pelo conhecimento e pela liberdade, que sempre lutou pela democracia, que foi uma supermãe carinhosa, e que praticamente tocou o governo Lula sozinha. Os fatos se perdem em meio a tanta mentira.

Onde está aquela jovem Dilma que sonhava em transformar o Brasil numa grande Cuba, que casou cedo com um terrorista, que fez parte de organizações criminosas e que pegou em armas, não para defender a democracia, mas sim para lutar por uma ditadura comunista? Onde está a Dilma fria, dura, insensível que qualquer um pode ver nas entrevistas ao vivo? E a Dilma do PAC que quase não saiu do papel? Desapareceu por completo. Foi transformada numa heroína sensível e eficiente que sempre combateu pela democracia.

E a reação da minha filha? Como ela sabe que eu não suporto o PT, ela quis saber o motivo. Afinal, aquela mulher sorridente parecia tão boa... Será que papai é injusto? Tive que explicar que aquilo era propaganda enganosa, com personagens inventados; manipulação pura. Tive que ensiná-la a ser mais cética, a não aceitar passivamente, de imediato, tudo aquilo que falam para ela (nem mesmo o que eu falo). Tive que educá-la, mostrando que o conhecimento deve ser buscado de forma independente, evitando as armadilhas no caminho, os enganadores que tentam vender as lindas roupas invisíveis que ninguém consegue enxergar de fato. “Lembre-se que até na Branca de Neve a bruxa se disfarça para enganá-la!”

Foi quando tive que me dar conta daquilo que tento evitar, para manter as falsas esperanças: o povo brasileiro é infantil. O povo age exatamente como uma criança de oito anos, louco para acreditar no primeiro embusteiro que aparece para falar coisas boas. Mas, como sabia Aldous Huxley, os fatos não deixam de existir porque são ignorados. Será que o povo terá que amadurecer the hard way?

15 comentários:

André disse...

Simples e profundo.


Excelente texto

ntsr disse...

Muito bem, Rodrigo.Pouco a pouco a ficha vai caindo.Só duas coisas:

'Foi quando tive que me dar conta daquilo que tento evitar, para manter as falsas esperanças: o povo brasileiro é infantil. O povo age exatamente como uma criança de oito anos, louco para acreditar'

1 Infantil nada, só estúpido mesmo

2 Ele não quer acreditar, o que ele quer é roubar também.

Jorge Mendes disse...

Por falar em Cuba,apareceu um tal de Ivan Pinheiro(Candidato a presidência pelo PCB) falando que em Cuba naõ tem tortura e que o Chavez é um político democrático.O que vocês acham disso ?

Keoma disse...

"Jorge Mendes said...
Por falar em Cuba,apareceu um tal de Ivan Pinheiro(Candidato a presidência pelo PCB) falando que em Cuba naõ tem tortura e que o Chavez é um político democrático.O que vocês acham disso ?"

Ué, foi coerente a postura do seu partido. Queria que ele dissesse o quê?

Anônimo disse...

.
Grande parte dele é infantil, sem dúvida.
E tem outra que é simplesmente corrupta...
O que sobra escreve e lê blogs... rsrsrs
.

Anônimo disse...

Dilma Goela Abaixo - A História que o PT não mostrará na TV:

http://www.youtube.com/watch?v=j_HWHFrrkxg

Monaliza disse...

.
Grande parte dele é infantil, sem dúvida.
E tem outra que é simplesmente corrupta...
O que sobra escreve e lê blogs... rsrsrs
.
kkkkkkkk BOOAA!
Boa pergunta amigo! Eu tbm keria saber cadê akela Dilma q só fez merda e q tem(tinha) moh fama de criminosa. Gente vamo acordar! Como é ke uma pessoa dessa pode ser eleita? Piorrrr! Como é ke uma pessoa dessa, com um passado taum imuundo, pode ter o direito de se candidatar?!!?!?!? E eu ainda não entendo como tem gent instruída por aí kerendo votar "nela" (colokei o "nela" assim pq eu deu mt vontade de xingar-lá, mas eu consegui manter a postura -.-...) Ai ai Brasil... Ai Ai....

ntsr disse...

Tem imbecis escrevendo blogs também, inclusive sustentados com o dinheiro do pagador de impostos

http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/02/26/noticia_politica,i=149366/PT+PREPARA+OPERACAO+DE+GUERRA+NA+INTERNET.shtml

Nessa foto o cabelo da dilma ta igualzinho aquela boneca argentina, a MAFALDA kkkk

ntsr disse...

Olhem só de onde ela copiou o penteado:
http://br.images.search.yahoo.com/search/images;_ylt=A0oG73AT_3BMnBsB0b3z6Qt.?ei=UTF-8&p=mafalda&fr2=tab-web&fr=yfp-t-707

kkkkkkkk

ntsr disse...

Agora a próxima lição é:
minha filha, se vc montar uma empresa nos EUA e criar empregos pra cinco americanos eles deixam vc ficar lá

EUA ou outro país civilizado

Anônimo disse...

Tenho um conhecido que vai votar na Dilma só pq ela é a favor da uniao gay.

ntsr disse...

Se bem que eu duvido que tu queira que ela seja cética mesmo.Entre em qualquer comunidade de céticos pela internet, fale das besteiras do freud e vire motivo de piada.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ebert disse...

Rodrigo a coisa está ficando feia aqui no Brasil, cada pesquisa eleitoral que é divulgada percebemos como nosso povo está vendendo seus votos facilmente.
Frase de Edmund Burke
"No meio de um povo geralmente corrupto a liberdade não pode durar muito."
Se vendem por bolsa familia e outras esmolas que governo "dá".
Assim como no livro "A Revolução dos Bicho" podemos ver os porcos enganando o povo com informações mentirosas e se aproveitando da memória curta da população.

fejuncor disse...

Bem que ela podia puxar aquele gatilho. Mas na posição em que a pistola está, na foto.