quarta-feira, outubro 20, 2010

Ibope mostra 11 pontos de diferfença; mas eu acredito no Ciro!

O Globo

BRASÍLIA - Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira mostra que a candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, aparece à frente de José Serra (PSDB) na disputa do segundo turno, ampliando a diferença que separa os dois. Considerando apenas os votos válidos - excluindo-se brancos e nulos - ela tem 56% das preferências, contra 44% do tucano. Quando considerados os votos totais, Dilma aparece com 51% e Serra com 40%. Nulos e brancos são 5% e indecisos 4%.

Esta é a segunda pesquisa feita pelo Ibope neste segundo turno. Na primeira, divulgada em 13 de outubro, Dilma tinha 49% das intenções de voto e Serra 43% . Nulos e brancos eram 5% e indecisos 3%. Quando considerados apenas os votos válidos, Dilma aparecia com 53% e Serra com 47%.

Comento: A pesquisa vai injetar ânimo na campanha dos petralhas, que andam muito desesperados e raivosos ultimamente. Mas eu não sei se posso confiar no Ibope. É que o próprio Ciro Gomes, responsável pela campanha de Dilma no segundo turno, afirmou categoricamente que Montenegro, do Ibope, "vende até a mãe para ganhar dinheiro". E agora, em quem confiar? No Ibope, ou na campanha da Dilma?

3 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo
Imperdível o artigo do Reinaldo Azevedo sobre o reconhecimento petista à privatização da Vale.

Imperdível.

Anônimo disse...

Hum, só sei de uma coisa, que na apuração da eleição o Serra deve largar na frente pois o Nordeste tá em horário de verão e o Norte tem fuso horário + horário de verão;

Ou seja, pelos meus cálculos quando sair os primeiros resultados já vai ser mais de 19h...
E a apuração deve começar 17h no Sul e Sudeste;
Então Serra começa na frente.

E espero que termine também.

Anônimo disse...

Pra mim está tudo em aberto! Concordo com o artigo abaixo:



As chances de Serra

O marqueteiro Marcelo Teixeira enxerga um cenário favorável para Serra. Embora as pesquisas atestem hoje uma frente média de 12 pontos para Dilma, ele recorre ao Datafolha para concluir que a eleição é favorável a Serra. Ressalta que no Nordeste, a pesquisa aponta Dilma com 65% contra 28% do tucano.

Nas eleições de 2006, Lula teve 77% dos votos no Nordeste e Alckmin 23%. Somando-se os 5% que Serra tem a mais do que Alckmin com os 12% de Lula sobre Dilma, na prática a diferença no Nordeste seria de 17%, o que, segundo Marcelo, reduziria a frente de Dilma em 4, 250 milhões de votos.

No Sudeste, consequentemente, a frente da petista diminuiria em quatro milhões de votos; no Sul em 600 mil votos e no Norte e Centro Oeste em 1.050 milhões de votos. Lembra o marqueteiro que a pesquisa Datafolha se dá em cima de 36 milhões de eleitores do Nordeste, mas historicamente somente são validados 25 milhões de votos.

“A pesquisa – diz ele – ainda aponta 4% de nulo e branco no Brasil, chegando a 13% no Nordeste. Quanto aos indecisos, somam 6%, mas 10% admitem trocar de voto”. Em São Paulo, Dilma teve 37% dos votos no primeiro turno e sua possibilidade de crescer é mínima, enquanto Serra pode sair de 40% para 60%. Já em Minas, se Serra chegar perto à votação de Anastasia, anula a votação de Dilma no Nordeste. “As chances de Serra vir a ser eleito, portanto, são reais”, enfatiza.

*Retirado do Blog do Magno.