quarta-feira, outubro 06, 2010

Entenda porque a economia melhorou com o PT no governo

1989 - O PT defende o não pagamento da dívida brasileira, o que transformaria o Brasil num caloteiro mundial.

1993 - Itamar Franco convoca todos os partidos para um governo de coalizão pelo bem do país. O PT foi contra e não participou.

1994 - O PT vota contra o Plano Real e diz que a medida é eleitoreira.

1998 - O PT vota contra a privatização da telefonia, medida que hoje nos permite ter acesso a internet e mais de 150 milhões de linhas telefônicas.

1999 - O PT é contra a adoção do câmbio flutuante.

1999 - O PT vota contra a adoção das metas de inflação.

2000 - O PT luta ferozmente contra a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal, que obriga os governantes a gastarem apenas o que arrecadarem, ou seja, o óbvio que não era feito no Brasil.

2001 - O PT vota contra a criação dos programas sociais no governo Fernando Henrique: Bolsa Escola, Vale Alimentação, Vale Gás, PETI e outras bolsas são classificadas como esmolas eleitoreiras e insuficientes.

Não está claro? A economia melhorou porque o PT deixou de ser oposição! Some-se a isso o fator China, e pronto, sabemos porque as coisas melhoraram na economia nos últimos anos.

"Os comunistas sempre souberam chacoalhar as árvores para apanhar no chão os frutos. O que não sabem é plantá-las..." (Roberto Campos)

5 comentários:

Anônimo disse...

Perfeito. Junta-se a isso o pensamento do grande R. Campos.

Ney Gonçalves disse...

Caro Rodrigo

Parabéns pela breve análise, mas é fato.

Incluindo que o gestor do Real é um ex-Tucano cujo principio é a defesa do "neo-liberalismo", tanto combatido outrora.

Anônimo disse...

(Jorge Nogueira)

Se o PT deixou de ser oposição às medidas que "melhoraram a economia do país" porque você está tão contra a candidatura de Dilma e chamando voto no Serra?



Obs: antes que eu seja chamado de "petralha", informo que votarei NULO no segundo turno exatamente por ter o entendimento de que Dilma e Serra representam o mesmo modelo.

Pedro disse...

Rodrigo,


Também concordo; mas é fato também que a equipe econômica aproveitou esse tempo todo de bonanza p/ arrumar a casa, ainda que não tanto quanto poderiam (se reduzissem tb os gastos públicos).

Como em outras situações, o Brasil poderia ter adotado políticas fiscais e monetárias expansionistas, argumentando boas condições externas / internas; outro "trem para Paris", por ex. Aí sim nós tomaríamos um ferro bonito, nessa última crise..

Cícero Moraes disse...

Meu caro, você deveria ganhar o Nobel de Economia! Tudo tão óbvio e simples! Como podem criar tanta confusão com isso!