sexta-feira, outubro 15, 2010

O PT e as estatais



Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

O PT sempre se colocou publicamente contrário às privatizações. Participou ativamente de manifestações – algumas violentas –, contra as principais vendas de estatais durante os governos Collor e FHC. Em campanha contra Serra, os petistas usam novamente a tática de “acusar” os tucanos de privatistas. Agora que o PT é governo por oito anos, sabemos os verdadeiros motivadores desta postura retrógrada. Os petistas aprovam a privatização das estatais, mas uma privatização diferente: a apropriação partidária das empresas.

O caso da Petrobras é sintomático. O presidente da maior estatal do país, José Sérgio Gabrielli, partiu publicamente para a campanha eleitoral a favor de Dilma. E ainda fez isso inventando coisas, afirmando que FHC pretendia privatizar a Petrobras. O PSDB deve entrar na Justiça contra o PT pelo engajamento político de Gabrielli. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra, afirmou que o PT “faz confusão entre o que é público e privado desde que a campanha começou”. Os petistas tratam a Petrobras como propriedade privada deles. Eles levam a sério o slogan “o petróleo é nosso”.

A privatização da Vale, estrondoso sucesso por qualquer ângulo analisado, representa um caso que os petistas nunca digeriram direito. Compreende-se os motivos: que teta gigantesca eles perderam! E, segundo declarou o próprio presidente da empresa, Roger Agnelli, os petistas não desistiram de recuperá-la: “Tem muita gente procurando cadeira, essa é a realidade. E normalmente é a turma do PT”. Qual a novidade? Os petistas adoram as estatais.

Enquanto isso, hoje está estampado na capa do jornal Valor Econômico: “’Novas’ estatais já têm R$ 24 bi”. O governo federal criou novas estatais e até ressuscitou antigas, como a holding Telebrás, aportando dinheiro dos “contribuintes” nelas. As cartas e encomendas chegam atrasadas pelos Correios, mas os petistas têm fome: precisam de novas tetas para mamar. Erenice Guerra e seus familiares perderam seus empregos, mas e os demais petistas e seus apaniguados? Não podem ficar sem emprego! E as estatais, para essa turma, sempre representaram exatamente isso: fonte de empreguismo e fisiologismo.

Agora todos sabem por que os petistas são contra a privatização.

2 comentários:

ntsr disse...

Essa n entendi
'pt busca votos NO SUDESTE???'
http://br.noticias.yahoo.com/s/15102010/25/politica-pt-ve-disputa-problematica-busca.html

Adriano disse...

É a famosa "PeTetização" dos petralhas...