segunda-feira, outubro 15, 2012

Enxame de abelhas

Luiz Felipe Pondé, Folha de SP


"Vou me pintar de afrodescendente", gritou irritado um amigo meu carcamano, um apelido carinhoso que espero nunca ser considerado assédio cultural.
Às vezes, à noite, sou atormentado pelo que dizia Paulo Francis: os "frouxos venceram", não vamos poder pensar, dizer, criar, intuir mais nada que não esteja na cartilha dos autoritários. Sob o signo dos ofendidos, cala-se a alma, o humor e a inteligência. Antes era em nome do racismo nazista, do novo homem comunista, das heresias, agora é em nome dos "ofendidos".
Este meu amigo, normalmente, é uma pessoa doce, mas às vezes perde as estribeiras. Outro dia, acabou indo com a esposa e as duas filhas, num domingão quente pra burro, ver a Bienal no Ibirapuera.
Parou o carro longe (claro, trânsito infernal, sem lugar para parar o carro, e chamam isso de lazer...) e teve que fazer as três meninas andarem até o pavilhão sob o Sol, obviamente o culpando por tudo.
A mulher sempre culpa o marido por tudo de forma tranquila e sem pudores. Estas queixas vêm seguidas de beijos, sorrisos e sexo, quando passa a irritação, que numa mulher passa na mesma velocidade da luz em que ela cai no tédio.
Aprendeu uma dura lição: Ibirapuera domingo é para iniciantes (a menos que chova, aí é legal...), pior quando tem Bienal porque aí se junta o povo que quer ter saúde com o povo que quer fingir que gosta de arte. O mundo está dividido em dois grupos: os que gostam de arte e os que gostariam de gostar de arte.
O mesmo vale para jazz, blues e música erudita.
Outro dia ele foi fazer aquele negócio chamado "controlar", mais uma taxa para pagarmos. Esta é "verde". O burocrata técnico recusou seu carro por um detalhe qualquer. Daí, ele teve que começar tudo de novo. A vida, passo a passo, se torna uma teia infernal de controles.
O melhor é não ter carro, não dar emprego a ninguém, não casar, não ter filhos, enfim, negar investimento a um mundo controlado pelos "babacas do bem".
Mas não é disso que quero falar, mas sim da irritação do meu amigo carcamano com o novo edital racista do Ministério da Cultura. Todo mundo ouviu falar do edital para afrodescendentes (não ouso usar qualquer outra expressão por medo de ter minha vida destruída pelos "amantes da liberdade").
Enquanto esses tecnocratas ideológicos não conseguirem criar de fato racismo à la Ku Klux Klan no Brasil, não sossegarão.
A indústria do assédio jurídico cresce e os amantes da liberdade que tanto criticam a maldita ditadura e pedem uma Comissão da Verdade só para um dos lados, gozam com as novas formas de autoritarismo que empesteiam nossas vidas.
O apartheid do bem é a nova invenção do governo. Tanta gente morreu na Segunda Guerra Mundial, tanta gente morreu na mãos dos comunistas, e o fascismo venceu assim como um enxame de abelhas vence: começa devagar, você achando que está lutando apenas contra uma, mas, zumbindo, elas invadem sua casa e sua vida.
No mesmo processo, querem proibir Monteiro Lobato. Adianto que não gosto da obra de Monteiro Lobato, nem ela me marcou na infância. Preferia as aventuras de Abraão, Moisés e Deus. Mas meu gosto pouco importa.
Por que não fazem esses fascistas assistirem à famosa cena em que nazistas queimavam livros na Alemanha de Hitler? O que esses tarados não entendem é que os nazistas também achavam que tinham um bom motivo e que aqueles livros degeneravam as novas gerações. Alguma semelhança?
E ainda, para piorar, quem paga essa farra fascista somos nós. O governo e sua máquina imoral de arrecadação de impostos, este sócio parasita de cada pessoa que trabalha no país, alimenta tecnocratas aos montes deixando que inventem medidas discriminatórias dizendo que são do bem.
O argumento de que somos todos culpados pela escravidão é falso. Não conheço, no meu círculo de pessoas, ninguém que tenha tido escravos ou ganhado dinheiro com a escravidão ou coisa parecida.
Melhor seria este governo fascista criar uma educação decente de uma vez por todas para acabar com a pobreza cultural do país em vez de ressuscitar medidas racistas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Cotas pra funça! hahaha essa é boa
Devia ter cota pra negro pra presidente, cota pra vereador...
pimenta no ** dos outros é refresco!

E não é só cota, os petralhas querem dar dinheiro pros cotistas e 'acompanhar' depois de formados!

Estamos criando uma geração que vive 100% em função do governo!Quem acha que o brasil tem jeito deve ter alguma doença mental...

Anônimo disse...

Ah Pondé, mas se o governo criar educação decente, quem irá elegê-lo, seu ingênuo? Com as minorias analfabetas, o governo irá fortalecer suas bases no ensino superior.

Bruno De Cnop disse...

Rodrigo,

Avisa pro Pondé que o governo não é apenas sócio, ele já é o majoritário e caminhando a passos largos para virar dono.

Engraçado que assisti ao filme Footloose (a versão antiga) este fim de semana e tem uma cena de queima de livros, e o pastor pergunta o que farão depois que queimarem os livros.

Esta é a grande pergunta, onde mais irão inventar cotas? Nos atendimentos dos hospitais? Nas diretorias das empresas? No congresso? A porteira está aberta.

Marcos disse...

O Pondé é tão lúcido e sincero que chega por parecer pessimista. Se o objetivo declarado da esquerda não é dividir a população, ao menos pode-se dizer que ela é a beneficiária direta disso. É como na piada do otimista e do pessimista, onde o ouvinte indaga se a resposta era mesmo a do otimista - ao que o interlocutor responde: "Foi o otimista mesmo (ele achava que a continuar do jeito que está, brevemente estaríamos comendo cocô). O pessimista já acha que a m@#da não vai dar pra todo mundo!