terça-feira, agosto 31, 2010

O país de Eike Batista



Rodrigo Constantino, para o Instituto Liberal

O Rodaviva desta segunda-feira recebeu o empresário Eike Batista. Sob o comando de Marília Gabriela, os entrevistadores fizeram boas perguntas, e não aliviaram o entrevistado, que se saiu muito bem. Não dá para negar: o “cara” é bom! Se você começa o programa desconfiando que Eike possa ser um “testa de ferro” dos poderosos do PT, você acaba convencido de que ele tem mesmo o toque de Midas. Eike faz e acontece.

Não obstante, alguma coisa ainda não fecha. O país que Eike descreve não se parece nada com aquele que eu vivo. No país de Eike, a legislação para os empresários é excelente, e o governo não se mete nos negócios privados. Que país é esse? Não pode ser o Brasil, o mesmo Brasil onde a tutela estatal é gigantesca e todos os empresários são reféns do governo. Legislação boa? Na verdade, Eike arrisca dizer: a melhor do mundo em sua área de atuação! É verdade que ele compara com Rússia, Índia ou China. Mas a melhor do mundo? Definitivamente estamos falando de outro país.

Os entrevistadores gostaram da entrevista, que de fato foi boa, e lamentaram apenas a questão do relacionamento de Eike com o Planalto, que não ficou clara o bastante. O empresário se esquivou bem, mas faltou endereçar o xis (do jeito que Eike gosta) da questão: por que existem certas coisas que somente ele consegue aprovar neste país? Qualquer outro que tentar construir um porto privado no Brasil vai dar com o burro n’água, para citar um exemplo. Mas Eike dá seu jeito, e seus projetos acabam aprovados em tempo recorde. Mérito dele?

Eike foi só elogio aos governos FHC e Lula. Ele reconheceu que os pilares sólidos foram construídos por FHC, e que o grande mérito de Lula foi não mexer nessas conquistas macro. Reconheço que ele tem um ponto, mas exagera demais na dose. Ainda falta muita mudança por aqui. Mas entendo que Carlos Slim, o homem mais rico do mundo, também deve elogiar bastante seu governo mexicano. Só não sei se os próprios mexicanos estão tão contentes assim com o modelo vigente.

Por fim, gostaria apenas de constatar uma coisa: por mais rico que seja um indivíduo, é lamentável que ele não tenha liberdade para dizer o que pensa. Eike, que teve seus ativos confiscados pelo populista Evo Morales na Bolívia, ainda precisa elogiar o camarada “bolivariano” de Lula. Tem certas coisas que o dinheiro não pode comprar...

10 comentários:

Anônimo disse...

Mas é claro, o Eike defende o lula, veste a camisa do PT, mas se o Serra ganhar é o tempo de ele ir ao guarda-roupa e trocar o símbolo da estrela por um tucano, e é claro que seria presenteado com a melhor camiseta.

Rafael Gargalhão disse...

Os grandes empresários não são liberais. Eles, no fundo, buscam proteção do governo para se manterem no topo, preservando-se da concorrência.

Anônimo disse...

Pai ministro de minas e energias fornecendo todo o mapeamento para o pequeno Midas...

fejuncor disse...

Acreditem se quiser: Dilma disse ontem no Jornal da Globo que ajudou na soltura de presos cubanos.

Anônimo disse...

Aff, que tipo de contrato a Marília Gabriela tem? É apresentadora em dois canais abertos na tv aberta, fora o GNT (mas é tv fechada).

Anônimo disse...

HAHAHAAH
Aos 24 anos vai desbravar a amazonia e descobre ouro, tornando-se multimilionário !

Roteiro de filme...opa, o pai era íntimo do governo militar e era alto executivo da maior mineradora do país...santa coincidencia Batman.

O Brasil é uma piada pronta... ex-presidentes e ex-diretores de banco central não se aposentam, viram banqueiros...incentivos alinhadíssimos com o exercício da função...e todo mundo achando normal, normalíssimo...viram homens celebrados e respeitados pela imprensa (comprada ?) até. Exemplos para estudantes !

Crime só se acharem algum grampo ou fita revelando o que todo mundo sabe que acontece.

O Brasil não tem a imagem de paraíso de bandido e mafioso a toa. Eles estão aí, e são estes mesmos que posam de políticos, homens de bem, empresários de sucesso, filantropos, quase santos, como era o Madoff (mas lá a cana é dura) ! Errado ? Só quem trabalha e é escravo de impostos. De resto, carpe diem !

Roberto.

Anônimo disse...

Rodrigo me desculpa, mas o Eike se esquivou em muito mais questões do que somente o relacionamento com o Planalto. Sem dúvida é um capitalista inteligente, mas algumas coisas devem ser ressaltadas.

Na primeira pergunta, por exemplo, ele é indagado de como consegue pular da 61ª posição para o 8º lugar. Sua resposta dá voltas em torno da crise de 2008 e depois ele muda de assunto sem tocar no ponto principal: ele conseguiu pular tantas posições em apenas 1 ano simplesmente fazendo as IPOs bilionárias de suas empresas em fase pré-operacional, ou seja, o crescimento da sua riqueza nesse período não foi produtivo, mas sim especulativo, conquistado através do mercado financeiro. Ele mudou totalmente de assunto nessa primeira pergunta e os entrevistadores simplesmente esqueceram da pergunta principal.

agnes disse...

Assisti ao Roda Viva em novo formato. Não gostei da participação do jornalista Paulo Moreira Leite muito teatral , e lastimo que ele seja membro efetivo do programa. Esperava que batessem e bem no egocentrista Eike. Meus Deus o super-homem , Eu,Eu,Eu, que ego !!!! maior que o espaço sideral.
Achei-o antipático,arrogante,e passou o programa inteiro se auto-promovendo. Arrogante disse que pagou R$670 milhões ao I.R,mas não falou quanto de isenção recebe em troca, corrigiu cifras, e disse que não precisa do governo, que começou do zero( chama-se Elieser Batista seu zero) que é auto suficente. Ai lembrei-me da lição que Tuta, da Jovem Pan, anda ensinado com seu livro” Ninguém faz sucesso sozinho”. Eike deveria lê-lo. Pois nenhuma vez mencionou ou valorizou quem trabalha com ele, deixando evidente que, ele é que tudo sabe, ele que tudo enxerga, enfim ele é o super-homem,o maioral. Agora aquela de dizer que tem 80 bilhões em ativos e assim pode pedir uma linha de crédito de 4 bilhões para o BNDES, e que irá devolver, só não disse que os juros são os mais baixos do mercado. E como consegue liberar seus projetos no BNDES a jato? milagres acontecem não?
Ele deve ter muitos espelhos espalhados por todos os lado, e perguntar a todo instante “espelho, espelho meu quem é mais bonito,esperto e inteligente do que eu?”. Pena que não espremeram o bastante suas ligações com Lulla e o office-boy do Lulla no RJ- Cabral. E aquela história do leilão só não foi mais vergonhosa ,porque Eike já passou momentos mais constrangedores com sua ex, que foi apagar seu fogo com um bombeiro. E aquela de dizer que deu igual quantia para os candidatos Dilma e Serra mostra bem quem ele é.
Gostei do cenário do programa, tiraram o maldito “vermelho”, o verde ficou bem melhor. Acho que a participação ao vivo do telespectador era melhor,mas li uma entrevista da Gabi no Estadão, ela ao ser perguntada sobre o telespectador,disse que estes poderão fazer perguntas por e.mails, já que saberão com antecedência quem será o convidado, mas não é a mesma coisa. Espero que a Gabi a quem admiro muito por sua inteligência,Augusto Nunes e convidados ( tiro o Leite de fora, muito antipático) consigam fazer bons debates com futuros convidados. E graças a Deus que não veremos mais o petralha Heródoto no ar.

ntsr disse...

Se o 'ego' dele é grande o problema é dele, se tu se incomoda com isso o problema é teu.

ntsr disse...

Se for pra criticar pelo menos critique pelo motivo certo, essa besteira de 'ninguém faz sucesso sozinho' é a mesma lorota que todo empresário já escutou na vida, conversa típica de esquerdinha marxista que adora fingir que o mérito do administrador não existe e que tudo é por causa dos trabalhadores e dos 'meios de produção'
Bosta de boi.Nenhum exército ganha a guerra sem um general.