sábado, outubro 02, 2010

Para ter segundo turno

Escrevo este comentário pois notei que muitas pessoas confundem as regras das eleições. Falam que votar na Marina é o que o PT quer, para evitar segundo turno. Caros leitores, a regra para haver ou não segundo turno é uma só: o candidato mais votado não pode ter mais do que 50% dos votos VÁLIDOS. Em outras palavras, para haver segundo turno, qualquer voto é igualmente válido, menos nulo, branco ou Dilma. Se o objetivo mais importante é evitar a vitória de Dilma logo no primeiro turno, eis o que importa: não anular, não votar em branco, e não votar na Dilma, claro. Se for Serra, Marina ou algum outro nanico, tanto faz para esta meta em si. Votar na Marina em vez do Serra não muda NADA em relação a ter ou não segundo turno. Espero ter deixado isso mais claro, pois vi muita gente confundindo as regras. Votem em ALGUÉM que não seja Dilma! Eis o mais importante. E não anulem o voto!!! Vamos para o segundo turno!

11 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que vai ser assim:

Dilma 43,1%
Marina 21,5%
José Serra, 21,4%
Plínio e outros 2%
Nulos/Brancos 12%

Votos válidos:

Dilma 48%
Marina 24,4%
José Serra 24,3%
Plínio e outros 2,3%

2 turno!

Anônimo disse...

Rodrigo, valeu por seu esclarecimento. Já divulguei seu post no twitter pra que tenhamos segundo turno. Obrigada. Abs Patricia Mellodi

amauri disse...

Boa noite
Deixar de votar no Serra e votar na Marina, não ajuda em nada. Só ajuda se os eleitores que anulariam ou votariam em branco der o voto a Marina. O movimento de sair do Serra e migrar para a Marina é desqualificar o Serra. Mesmo o Serra fazendo uma campanha para não ganhar, a capacidade dele em relação a Marina não tem comparação.

Anônimo disse...

O problema, Rodrigo, é que os eleitores da Marina estão acreditando piamente que podem vencer Serra, ir para um eventual segundo turno e vencer Dilma.

A própria Marina subiu 2 ou 3 pontinhos percentuais (segundo essas sempre não confiáveis pesquisas)e já passou a atacar o Serra, crente que poderá ir para o segundo turno contra o Chucky.

Só quem tem chances de vencer Dilma no segundo turno é o Serra. E caso ele passasse com uma votação expressiva, chegaria com muito mais moral e chances contra a banDilma, por isso a importância de votar nele no primeiro turno, e não em qualquer outro "nanico".

Abraços.

Anônimo disse...

No dia em que aparecer um candidato prometendo acabar com o déficit de 40 bilhões do INSS e o déficit de 40 bilhões da previdência dos funcionários públicos , aí sim eu deixo de anular meu voto. Só para constar , apesar dessas duas previdências causarem praticamente o mesmo déficit , o número de beneficiários do INSS é de 20 milhões contra 2 milhões das previdências dos funcionários públicos. 2 milhões de funcionários públicos aposentados conseguem causar o mesmo estrago que 20 milhões de beneficiários do INSS .

Anônimo disse...

Cleomilton,

Discordo é mais fácil puxar voto do Serra para Marina do que Marina pro Serra. (mais fácil Marina ir pra Dilma).

E também é mais fácil conquistar votos da Dilma pra Marina, do que Dilma pra Serra.

Boa votação pessoal!

;)

Anônimo disse...

Os culpados pelo o que esta acontecendo hoje foi o regime militar que não tiveram a competência suficiente para eliminar essa cambada que sempre proveu a desordem neste país e fez com que 50% desse povo se tornassem ignorantes e sem o mínimo de conhecimento em política. Pergunta, vcs colocariam em suas casas ou empresas uma ex-presidiária, assassina e assaltante?

Ronilson Sérgio disse...

Rodrigo, qual sua opinião sobre a independência do Banco Central ter sido "recomendada" na ideologia liberal e não ter sido totalmente adotada no Brasil e como se posta um BC autônomo diante da crise nos EUA, onde o governo teve de intervir para não quebrar a econômia?

samuel disse...

Rodrigo, FAÇO CORREÇÃO NUMÉRICA AO SEU TEXTO "o candidato mais votado não pode ter MAIS do que 50% dos votos VÁLIDOS"
Onde está MAIS deve-se ler MENOS.
Acuse a correção SVP

Anônimo disse...

Vi o resultado da pesquisa do IBOPE de boca urna em Boa Viagem/RecifePE. Marina e Dilma em empate técnico. Com leve vantagem para a verde.

Anônimo disse...

Vamos virar essa porra !