domingo, outubro 31, 2010

Dilma presidente, país dividido

Rodrigo Constantino

Agora é fato. Dilma é eleita a primeira mulher presidente do país, com mais de 50 milhões de votos. Gostaria de tecer alguns comentários. Em primeiro lugar, os institutos de pesquisa se redimiram, e acertaram bem mais que no primeiro turno. Ponto para eles. Não deixa de ser um alento pensar que o erro no primeiro turno, grosseiro, pode ter sido pura incompetência mesmo, e não manipulação deliberada, o que seria um enorme risco para a democracia.

Em segundo lugar, trata-se de uma vitória com ares de derrota, e em seguida vai meu artigo sobre isso escrito para a revista Voto. O que o governo teve que fazer para eleger Dilma foi um golpe em nossas instituições republicanas, e isso não é nada bom para a democracia no longo prazo.

Por fim, a simples existência do segundo turno aumentou o poder relativo do PMDB na base aliada, o que pode ser, pelo incrível que pareça, certa proteção contra aventuras mais autoritárias da candidata eleita. Não custa lembrar, para finalizar, que mais da metade dos eleitores não votaram em Dilma! A abstenção foi superior a 20%, e podemos assumir que são pessoas indiferentes, assim como os que votaram em branco, outros 2%. Fora isso, anularam o voto ou votaram em Serra quase 49% dos eleitores. Estes, claramente, não estão nada satisfeitos com o governo Lula ou com a opção Dilma.

O que nos leva a seguinte pergunta: Lula tem mesmo a taxa de aprovação que as pesquisas apontam? O que eu vejo é um país bastante dividido, onde metade está com Lula e sua escolha para dar continuidade ao seu governo, e a outra metade está contra este projeto. Viveremos dias interessantes nos próximos anos, e nossas instituições serão testadas mais ainda. Espero que possam resistir ao avanço ainda maior dos defensores de um Estado centralizador e autoritário.

6 comentários:

Dora Elisabete disse...

Rodrigo
Não sei se no 1º turno não houve uma tentativa de conduzir o eleitorado. Este pessoal joga pesado para ganhar, mas foram surpreendidos. E não acredito em pesquisas ( o Ciro Gomes tb não...), e tenho certeza que esta aprovação monstruosa do Lula é fajuta.
Agora, fica a questão : qual partido tem estrutura para fazer oposição ao PT ?
Nós precisamos que alguém nos defenda no Congresso. Será que acharemos ?

Augusto Araújo disse...

Constantino, dê uma olhada nos estados do país como ficaram divididos na votaçao. Centro-sul para Serra; Norte, nordeste e parte do sudeste para Dilma.

Nao sei o que acontece no Amazonas, acho q eh o estado mais petista do país.

nonsense disse...

Dilma, Lula, Palocci, Dirceu, Sarney: O Brasil está como o diabo gosta! Povo Ignorante.

DANILO disse...

Cabe ainda destacar como são essas duas metades. A metade mais ao norte nada de braçadas na ignorância, representa o Brasil em tudo o que tem de arcaico, boa parte dela é vagabunda, sem cultura. A massa contrária a esse estado de coisas é alquela com mais informação e que pondera.

fejuncor disse...

É, se é que dá para chamar essa coisa de mulher. Também foi a 1ª ex-terrorista eleita no MUNDO. Parabéns BRASIL!!!

Anônimo disse...

Estou triste por Dilma ter ganhado, feliz por Serra ter perdido!...