quinta-feira, julho 11, 2013

O império contra-ataca

Rodrigo Constantino

O Banco Central subiu a taxa de juros básica pela terceira vez seguida, para o patamar de 8,5% ao ano. As entidades industriais reclamam, os economistas "desenvolvimentistas" reclamam, mas o fato é que a inflação está acima do topo da meta, já muito elevada, do governo. Não há outro remédio. Ou há?

Na verdade, o principal foco deveria ser uma austera política de redução de gastos públicos, assim como do crédito estatal. O governo gasta muito e usou seus bancos estatais para emprestar muito. Isso tudo pressionou a inflação, apesar do fraco desempenho da economia. Chegamos a um quadro praticamente de estagflação, conforme alertei no passado. O que fazer?

Uma postura séria de estadista, que pensa nas próximas gerações e não nas próximas eleições, seria partir para essas medidas drásticas e impopulares, cortando despesas do governo. Mas com a véspera das eleições antecipada? Com multidões nas ruas clamando por melhores serviços públicos? Complicado. Seria o certo, claro. Mas não dá para imaginar este governo indo para esse tipo de sacrifício.

Resta usar o único instrumento que sobra, a taxa de juros. Sem o auxílio do lado fiscal, a magnitude do aumento dos juros para conter a inflação passa a ser enorme, colocando em risco o já pífio crescimento econômico. O que isso tudo demonstra, uma vez mais, é que não há almoço grátis. Lá atrás, quando o governo iniciou um processo de corte de juros artificial e irresponsável, muitos soltavam fogos de artifício, enquanto poucos, dentre eles esse que vos escreve, faziam alertas de Cassandra. 

O tempo costuma ser amigo da razão. Não deu outra. O governo, agora, precisa subir os juros, e nem assim tem sido capaz de conter a escalada inflacionária, pois perdeu credibilidade e as expectativas ficaram desancoradas. Os "desenvolvimentistas" comemoraram cedo demais. O império (mercado) contra-ataca. Sempre. 

3 comentários:

Roger Diemer disse...

Primeiro vieram as medidas populares de desoneração da folha de pagamento(a soma das duas já bate quase o mesmo) , a retirada de impostos federais dos produtos da cesta básica(acho que vou plantar feijão), a redução da tarifa de energia(já voltou a subir).
Depois o copom por três vezes consecutivas subiu a taxa básica.
É impressão minha ou o governo já não sebe mais o que fazer?

Upriver disse...

Tendo a discordar, Rodrigo. Acho que o aumento da taxa de juros se deve muito mais à necessidade de aumento de receita através de dívida pública, após o rebaixamento do nosso rating, do que a considerações sobre inflação. "Guestimating", mas o impacto inflacionário do investimento público desenfreado deve ser muito maior do que a expansão do crédito (o qual, aliás barateou mas não expandiu, uma vez que a taxa baixou mas a análise de crédito continuou a mesma).

Anônimo disse...

Concordo com o comentário acima. Não me parece que o governo está desconfortável com a inflação. Em parte porque as manifestações reclamam de inúmeros itens, mas inflação não é um deles. Acredito que a alta nos juros seja mais uma consequência da necessidade de captação do que uma tentativa de conter a inflação.