quarta-feira, julho 03, 2013

Cosa nostra

Rodrigo Constantino

Deu na FolhaPresidente da Câmara usa avião da FAB para levar noiva e parentes ao Maracanã

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), usou um avião da Força Aérea Brasileira para levar a noiva, parentes dela, enteados e um filho ao jogo da seleção no Maracanã no domingo.

Um jato C-99 da FAB foi buscar a turma em Natal, terra do deputado. Decolou às 19h30 de sexta-feira rumo ao Rio de Janeiro e retornou no domingo, às 23h, após o jogo.

Ao pedir o avião, Alves informou que 14 passageiros poderiam viajar. Pegaram carona com o deputado sete pessoas: sua noiva, Laurita Arruda, dois filhos e um irmão dela, o publicitário Arturo Arruda, com a mulher Larissa, além de um filho do presidente da Câmara. Um amigo de Arturo entrou no voo de volta.

Isso pode parecer fichinha perto dos escândalos que vemos por aí, mas é assunto da maior gravidade. É sintomático do patamar de confusão entre público e privado do Brasil. Somos um país patrimonialista, onde a "res pública" é vista como "cosa nostra" por aqueles no poder. Esse tipo de abuso deve ser coibido com firmeza. Precisamos de algo como "tolerância zero", punindo com severidade os "pequenos" delitos, para passar a mensagem. Se os abusos menores passarem impunes, isso será um convite para abusos cada vez maiores.

O estado brasileiro não pertence aos políticos. Eles são nossos empregados, foram eleitos para administrar a coisa pública, e não podem se valer disso para benefícios particulares. O avião da FAB é para fins estatais, não para uma família inteira agir como se fosse a bilionária proprietária de um jatinho particular, para curtir um jogo emocionante. Chega! Basta! Está na hora de criarmos uma clara divisão entre o que é público, e o que é privado. 

3 comentários:

Leo SKHM disse...

É o passe livre com o jatinho da FAB. Esse é o tipo de "privatização" que muito dos políticos gostam. Eles se aproveitam descaradamente da coisa pública como se fossem donos. No fundo eles acham que são nossos patrões.

Anônimo disse...

Isto é falta de decoro parlamentar, passível de cassação do mandato. Por que nenhum partido faz uma representação junto à comissão de ética etc. e tal.
São uns sem vergonha, caras de paus.
Deveria ser cassado e expulso do partido, porém como todos têm rabo preso, fica por isso mesmo, haja vista o que o Valente do PSOL falou.
Abraços.

Anônimo disse...

O mínimo que o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) deveria fazer seria reembolsar o "Estado" pelo custo total do uso desta aeronave com o transporte de seus familiares e amigos.

Por que ninguém toma providência, afinal somos nós que pagamos essa conta.

Avante Brasil!