sexta-feira, julho 05, 2013

Cancele o trem-bala, Dilma!

Rodrigo Constantino

A presidente Dilma tem repetido incansavelmente que tem escutado a "voz rouca das ruas". Alguns mais otimistas têm acreditado. Tudo mentira, claro. Se ela realmente tivesse escutando as vozes dos protestos, uma das primeiras coisas que seu governo teria feito, que não precisa de Constituinte, plebiscito ou referendo, bastando tomar a decisão unilateralmente e comunicá-la, seria desistir do absurdo projeto do trem-bala.

Aqui eu tentei apresentar alguns pontos contra essa loucura, esse descaso com o nosso dinheiro. Hoje, em artigo no GLOBO, Antonio Dias Leite traz dados que provam essa prioridade altamente estranha do governo:

Causa espécie que nesse quadro tumultuado ainda esteja de pé o projeto iniciado em 2007, a ser brevemente licitado, do trem-bala, de 511 quilômetros entre Campinas e Rio de Janeiro, que atravessaria 32 municípios densamente povoados, cujo prazo de construção é imprevisível. O seu orçamento, três vezes revisto, está no nível de dezenas de bilhões de reais, a ser coberto, na sua maior parte, com recursos públicos, da mesma ordem de grandeza dos que poderiam propiciar duplicação da rede de metrô ou outros sistemas de atendimento à mobilidade urbana, como o BRT.

Para caracterizar com alguma aritmética a insensatez da ideia do trem-bala, basta indicar que, se viesse a ser concluído, atenderia a uma demanda de 20 mil usuários por dia, enquanto a população que se beneficia dos 269 quilômetros dos metrôs de oito cidades é de 4,5 milhões por dia, em parte mal servida, e com outros milhões excluídos.

Como um sinal para a sociedade de nova atitude efetiva do governo, seriam de grande impacto o cancelamento desse fantasioso projeto de trem-bala e o fechamento da empresa que para esse fim foi constituída.


Como não dá para lutar contra os fatos, a insistência do governo Dilma nesse projeto só levanta suspeitas. Qual o real interesse nisso? Será que teria alguma ligação com essa montanha de gastos públicos que só cresce a cada nova revisão, e que poderia ser mais facilmente desviada para bolsos particulares? Fica difícil acreditar que tanta paixão pelo projeto tenha causas nobres e justificativas racionais...

3 comentários:

Vanessa Geller disse...

Rodrigo, com certeza, em sala de aula, meteriam o pau nesse projeto do trem bala, mas, argumentando que a Dilma está transformando cada vez mais o Brasil em "Neoliberal" e faz isso para atender a demanda dos interesses diabólicos do capitalismo, dos grandes empresários e elite, representantes de satanás na terra. Viva la revolucion!!

Ps: Sou estudante de Serviço Social em uma Universidade pública e não vejo a hora de acabar logo. Só nos ensinam a utopia do velho barbudo desocupado, mas, instrumentais de trabalho que é bom, nada...

Diego Bravo disse...

Vanessa, seu comentário nao faz jus à realidade.

Vanessa Geller disse...

Talvez não faça jus a sua realidade, mas, faz da minha. Concordo com todo exposto pelo autor do blog, o que eu quis dizer foi que se eu chegasse com esse tipo de questionamento na aula de "Questão urbana e rural", por exemplo, eu seria ridicularizada, como fui outras vezes.
Não sei o que você entendeu, mas, é isso!