segunda-feira, setembro 20, 2010

Cid e Ciro Gomes acusados de desviar R$ 300 milhões



FORTALEZA. A caminho da reeleição em primeiro turno, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), é citado em denúncia da revista "Veja" sobre um esquema que, entre 2003 e 2009, teria desviado R$ 300 milhões de prefeituras cearenses. A denúncia envolveria ainda o irmão do governador, o deputado federal Ciro Gomes, do mesmo partido, durante período em que foi ministro da Integração Nacional (2003 a 2006). Parte do dinheiro teria ido para um "caixa dois" e ajudado a financiar as campanhas de Cid, ao governo do estado, e de Ciro, para deputado federal, em 2006.

Segundo a revista, as provas estão em documentos apreendidos pela Polícia Federal e na memória de um computador do empresário Raimundo Morais Filho. Em 79 mil arquivos, Morais Filho, cujo paradeiro é desconhecido, descreveria a atuação da quadrilha.

Na primeira fase, o dinheiro desviado teria saído do Ministério da Integração, na gestão de Ciro Gomes. As prefeituras que participavam dos esquema fariam licitações dirigidas, beneficiando sempre uma das 17 empresas de Morais Filho. O empresário ficava com 4% do valor do contrato e repassava o restante para Zezinho Albuquerque, através da assessora parlamentar Maria Lúcia Martins, presa pela PF em junho passado.

Os recursos eram repassados às prefeituras, que executavam obras com qualidade inferior à prevista. A sobra do dinheiro teria ajudado na eleição de Cid e Ciro, em 2006. De 2007 a 2009, segundo a "Veja", o dinheiro repassado ao "caixa dois" teria saído dos cofres do governo do estado.

Comento: Quem mandou ser truculento comigo naquele "debate" da TVCom? Deu nisso!

6 comentários:

ntsr disse...

Não vai dar em nada, todo mundo sabe que é um ladrão mas e daí? Nessa terra ele se eleje qualquer porcaria que quiser.

Anônimo disse...

E ainda pergunta como levantar 1 Bi. Muita cara de pau.

Ronilson Sérgio disse...

Êpa olha o respeito com o Ceará! nosso estado não é representado por esse troglodita metido a ditador, ele se vende pelo poder que é seu único objetivo, existe muito mais conversa aqui no estado, mas enquanto estiverem no poder, só a Veja tem coragem de denunciar, todos os jornais são comprometidos com o projeto de poder dos Ferreira Gomes.

Anônimo disse...

E ainda tem gente que acha que este meliante deveria ser presidente.
Não vai dar em nada. Jader Barbalho robou 10x mais e tá em processo de se eleger como senador com 50% dos votos. Maluf também vive bem (pelo menos no brasil, país da impunidade, se viajar pra outro, a interpol leva em cana).

ntsr disse...

Não vi falta de respeito com o Ceará.
Se bem que o povo cearense votou no cid mesmo sabendo do roubo da merenda escolar, no tempo que ele era prefeito de sobral

Quinta da Canoa disse...

Foi através desse vídeo que consolidei a opinião de que esse Ciro é um picareta, demagogo e dissimulado. Agora a de que também é corrupto, o que era previsível.