segunda-feira, setembro 13, 2010

Viva o socialismo!



Deu no Estadão:

HAVANA - Cuba vai eliminar mais de meio milhão de empregos até o primeiro trimestre de 2011, numa tentativa de elevar a produtividade e tornar sua economia mais eficiente, anunciou nesta segunda-feira, 13, o sindicato único de trabalhadores, em uma das mudanças de rumo mais importantes decidida pelo governo em décadas.

O presidente cubano, Raúl Castro, anunciou em abril um plano que prevê a demissão de mais de 1 milhão de funcionários públicos nos próximos cinco anos, como parte de suas reformas moderadas para melhorar a produtividade do trabalho e elevar a qualidade dos serviços.

"Dentro do processo de modernização do modelo econômico e das previsões da economia para o período de 2011-2015, está prevista a redução de mais de 500 mil trabalhadores do setor estatal", disse a Central de Trabalhadores de Cuba.

"O calendário para a execução do plano foi traçado pelos organismos e empresas até o primeiro trimestre de 2011", acrescentou a central, em texto publicado pela imprensa local.

O Estado é o maior empregador em Cuba, e a decisão de eliminar 20% de sua força de trabalho deixa muitos trabalhadores na incerteza em relação a seu futuro.

[...]

Comento: Precisa comentar alguma coisa?! Vai ver a crise em Cuba é culpa do capitalismo também...

9 comentários:

ntsr disse...

Essa é boa pro pessoal da indústria do concurso, bando de incompetentes e vagabundos que sonham com o emprego perfeito pra incompetentes e vagabundos: o emprego onde o povo é obrigado a te pagar.

Anônimo disse...

Discordo da posição de ntsr, em chamar quem está atras de emprego atraves de concurso, sejam incompetentes e vagabundos. Talvez voce seja um incompetente por ter tentado concurso público e não obtido sucesso. Servidor público não é incompetente e nem vagabundo, são pessoas capazes, com determinação no que faz, honestos e recebem seus salários conforme determina a lei de salarios e carreira.O teu espelho reflete uma pessoa incompetente, fracassada e vagabunda e nem por isso todos são iguais a voce.


Alvaro

velly disse...

se lula apóia ditaduras como irã , venezuela e cuba, dilma nos levará para uma ditadura ?

samuel disse...

Primeiro: Criar restrições à INICIATIVA e a criação de empresas...
Segundo: fazer do estado "O" empregador
Terceiro: O estado vai a falência
Quarto: O estado desemprega
ESTÁ COMPLETADO O CÍRCULO DA MISÉRIA

Felipe disse...

Queria saber onde, no Brasil de hoje, estão esses servidores públicos capazes, com determinação no que fazem e honestos. Pelo jeito devem ser tímidos, porque não são vistos em lugar nenhum. Concordo com o ntsr, é o emprego perfeito: o povo é obrigado a pagar os salários, o dinheiro nunca pára de chegar, mesmo quando o trabalho fica aquém do aceitável ou nem mesmo é realizado, sobra corrupção e desvio de recursos, etc.

ntsr disse...

@Alvaro, se merecessem o que querem ganhar não precisariam de concurso, eles ganharia atravéz de trocas voluntárias.Mas eu reconheço que o significado de 'trocas voluntárias' não existe no dicionário dos parasitas profissionais como vc.

ntsr disse...

'Servidor público não é incompetente e nem vagabundo, são pessoas capazes, com determinação no que faz,'

Primeiro, pessoas FAZEM, a tia da alfabetização mandou lembrança.
Depois, qualquer um que tenha tido o mínimo de contato com um indivíduo desses conhece bem a 'eficiência' da qual lunáticos como tu se orgulham.

Mas é isso mesmo, a única opção desse povo mesmo é viver num mundo de ilusão, ganhando dinheiro atraves da força e de uma tonelada de impostos que sufoca a iniciativa privada que os sustenta.Até o dia que a realidade bate na porta e até uma Cuba da vida acaba dando um pé da bunda desses inúteis.

fejuncor disse...

A monarquia Castro descobriu que o FHC está certo. Comecem a vender estatais, abrindo ao povo oportunidade de empreendimento privado. O que tem de cubano querendo montar fábrica de câmara de pneu não está no gibí! É o produto mais procurado em Cuba desde o dia em que Fidel pisou na ilha (em segundo lugar tem muita gente abrindo fabriquetas de remo), e convenhamos, a notícia do Gramma refere-se "apenas" a 500.000, nada que o Brasil não possa absorver.

Burocratoparasita da União disse...

É o que parece, VELLY. Mas antes de levar a uma ditadura, vão tentar continuar roubando à vontade. Eles só implantam a ditadura caso o roubo esteja a perigo.