quinta-feira, setembro 09, 2010

O estrago petista na Petrobras



Rodrigo Constantino

Somente neste ano as ações da Petrobras já perderam 25% de valor em dólar, enquanto o Ibovespa está praticamente estável. É o custo PT destruindo valor na principal empresa do país. A Petrobras valia cerca de $ 200 bilhões no começo do ano, e agora vale $ 150 bilhões. Esses $ 50 bilhões a menos foram dizimados pela politicagem oportunista do governo Lula na estatal, de olho grande no pré-sal.

A empresa fará um mega levantamento de recursos no mercado daqui a alguns dias. O valor esperado é semelhante ao destruído por conta das incertezas dos investidores e da supervalorização das reservas de petróleo da União na hora de capitalizar a empresa com esse ativo (para os leigos, trata-se de roubo puro e simples).

Eis a brilhante lógica petista: para levantar $ 50 bilhões de capital novo para a estatal, o governo destrói $ 50 bilhões de valor de mercado dela antes! Fica tudo na mesma depois, com uma singela diferença: agora os acionistas privados minoritários (ou seria "menor otários"?) serão diluídos, enquanto o governo terá maior participação na empresa. Milhares de investidores do FGTS precisam perder, para o governo ganhar. Nada mais justo!

O petróleo é "nosso"; mas os recursos provenientes do "ouro negro" é deles, já que ninguém é de ferro (muito menos os "altruístas petralhas"). E para quem acha que está ruim, lembre-se que sempre pode piorar. Vide a PDVSA do camarada Chávez, na Venezuela, aquele que declarou abertamente sua preferência por Dilma nas eleições brasileiras. Por que será?

7 comentários:

Ponta das Canas disse...

Petrobrás era "blue ship". Virou carne de vaca.

fejuncor disse...

Você acreditaria no papel de uma empresa cuja diretoria é vista em comícios de bairro prometendo ilusões a um povo subdesenvolvido?

ANTI-PT disse...

A banalização das obras eleitoreiras que o Mulla obriga a Petro a fazer em detrimento dos acionistas, como o caixa da empresa esta baixo e ela esta proxima da inadimplência, recorrendo mensalmente a bancos e alavancando mais dívidas com previsão de lucro a muito longo prazo. O pré sal por enquanto é só gogó e ninguém quer mais financiar as falácias do PT com o dinheiro da empresa.

Toninho KN disse...

Bem feito, e os tontos falam que a Petrobrás é nossa. Sustentamos esse governo comprando carros e colocando combustível. Se o brasileiro souber que paga o carro mais caro do mundo e o combustível também, talvez pense um pouco mais e escolha um futuro melhor para seus filhos. E tem mais, quase toda a frota circulante pertence aos bancos que a financia. Infelizmente a indústria automobilística e a Petrobrás são duas doenças graves, que acabam com o dinheiro do pobre contribuinte brasileiro.

Anônimo disse...

O Correios diz: estatais, amanha todas vcs serão iguais a mim!

CorruPTocracia: Roubar é poder! disse...

Você é um otimista. O realismo diz que os Correios até que aguentaram bastante. Já percebeu como a Petrobrás anda correndo por aí atrás de dinheiro?

Anônimo disse...

Banditismo total. Nenhum parâmetro ético. Só roubar.