quarta-feira, setembro 29, 2010

Maldita ignorância!



Deu no Globo:

Entre mais instruídos, Dilma fica em 3º

Petista caiu em todas as regiões do país e, entre as mulheres, perdeu cinco pontos

SÃO PAULO. A queda dos índices de intenção de voto da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, registrada na pesquisa Datafolha, foi mais acentuada em algumas parcelas do eleitorado. Entre os que declaram ter curso superior, por exemplo, a petista perdeu dez pontos em duas semanas, caindo de 38% para 28%. Nessa faixa, ela está em terceiro, atrás do tucano José Serra, com 34%, e da verde Marina Silva, com 30%. Entre os que ganham de dois a cinco salários mínimos (cerca de 33% do eleitorado), Dilma perdeu sete pontos no período, passando de 49% para 42%.

No segmento do eleitorado que ganha acima de dez salários mínimos, a candidato do PT perdeu seis pontos em duas semanas, e hoje tem 30%. Está atrás de Serra que, nesse período, ganhou sete pontos e tem 41%. Marina cresceu sete pontos e passou de 19% para 26%.

Nessa última pesquisa, realizada segunda-feira, Dilma tem 46%, uma queda de três pontos em relação à sondagem anterior, semana passada. Serra se manteve estável com 28% e Marina subiu de 13% para 14%. O número de indecisos passou de 5% para 7% e os de que votam em branco ou nulo, de 3% para 4%. A diferença entre o índice de Dilma e o os demais candidatos somados (44%) é hoje de dois pontos. Considerando-se apenas os votos válidos (sem votos nulos, em branco e indecisos) é de 51% para 49%.

Comento: Que novidade! Entre as pessoas com mais instrução e escolaridade, Dilma fica em terceiro, atrás de Serra e Marina. Os populistas demagogos sempre chafurdaram onde há mais ignorância e miséria. Não é por acaso que caudilhos como Sarney, Renan Calheiros e Collor (todos aliados do PT) ainda mandam tanto no Nordeste, região mais pobre e com menor escolaridade do país. Também não é por acaso que Santa Catarina coloca Ideli Salvati em terceiro na corrida pelo governo, apesar (ou por causa disso) de ela aparecer o tempo todo ao lado do presidente Lula. O Brasil está mesmo dividido em dois "países". O problema é que o lado mais miserável e ignorante ainda está em maior número. E isso é o maior trunfo do PT.

29 comentários:

Thiago disse...

Oi, Constantino!
Me desculpe mas acho esse seu post extremamente preoconceituoso. Além de não refletir a realidade, o que é um sintoma de ignorância, o que me parece estranho, já que considero você uma pessoa inteligente. Sou estudante de Doutorado em Física, não sou do PT, nem pago pelos petistas pra dizer o que penso, antes que você sugira algo do tipo. Eu vivo há 8 anos no meio acadêmico, e não conheço UMA pessoa sequer do meio acadêmico que vá votar no Serra. Deve haver, acharia estranho, mas nunca vi. Alguns na Marina, a maioria esmagadora na Dilma. Depois do PT, a maior prefência está na extrema-esquerda: PSTU e PSOL. Agora Serra e PSDB? Me desculpe, mas não é isso não.Contando graduação, mestrado e doutorado, estou hoje na terceira universidade federal diferente, no terceiro estado brasileiro diferente, na terceira região diferente, acompanho as tendências e sei muito bem do que estou falando. Converso com muita gente e posso te assegurar que essa constatação mostrada no seu post tem pouco fundamento, quiçá nenhum. A razão disse é bem simples: o Serra fez parte de um governo que estrangulou as universidades. Não tínhamos dinheiro pra nada. Alguns lugares, não havia dinheiro nem pra comprar papel. Eu lembro como era quando entrei e como está agora. E hoje está muito melhor. As condições pra se fazer pesquisas hoje são muito melhores. Temos muito mais apoio que antes. Nem o acadêmico mais radical no "anti-lulismo" (se é que ainda exista no nosso meio alguém que te faça companhia nessa preferência), gostaria de um retorno do PSDB à presidência, pois lembramos das hostilidades que sofríamos.
Bom, agora vc pode me criticar à vontade. É seu direito. Agradeço pela oportunidade de deixar aqui minha opinião.
Abraços.

Barbosa (Jundiaí/SP) disse...

Faço do título da sua postagem: Maldita Ignorância! o meu desabafo. Conheço gente que até hoje acredita que Lula não sabia de nada a respeito do mensalão, e assim sendo, votará na "bolivariana" brasileira. Abraço.

Anônimo disse...

Caro Rodrigo

Se em PE houver um único voto contra d. Dilma esse voto é meu.

Anônimo disse...

Rodrigo

O Thiago said viu de perto como é quando se tem que amarrar o cinto e fazer redução de despesas para equilibrar contas: corta-se até papel higiênico.
O lula perdulário e esbanjador abriu mão de muita coisa e é possível que as pesquisas de nosso amigo físico possa mandar mais um astronauta brasileiro ao espaço.
O Thiago não vê ou não enxerga a espada sobre a cabeça de nossa democracia e embarca no foguetório do lula...
Economia não é física e o lulla gastou e não investiu quando era possível fazer. É possivel Thiago que nos próximos anos volte a faltar papel higiênico....

Theresa disse...

Será que o papel higienico te as cores do PT?

Esta excelente o teu post Rodrigo. Não vejo preconceito algum. A verdade no Brasil perdeu efeito, os petistas querem obrigar os brasileiros a não falarem a verdade e nem lerem a verdade.

ntsr disse...

No meio universitário que vive às custas dos pagadores de impostos otários, cheio de gente que é recompensada por fazer teses de mestrado, doutorado sobre o sexo dos anjos, também não é surpresa que votem na dilma

fejuncor disse...

Dilma é uma ladra, vagaba.

Anônimo disse...

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO
COMARCA DE SÃO PAULO
FORO REGIONAL XI - PINHEIROS
2ª VARA CÍVEL
RUA JERICÓ S/N, São Paulo - SP - CEP 05435-040

Ademais, o autor, sendo filho do Presidente da República, tornou se uma pessoa pública notadamente, mais uma vez deve ser dito, após a comparação, feita por seu pai, com o “Fenômeno”. Como pessoa pública, deve estar consciente de que sua imagem será exposta. E, se tal exposição está ligada a assunto de interesse público e, aqui, está -, jamais a imprensa terá que lhe pedir licença para fazer uso de sua imagem.

O autor precisa compreender que é de interesse de toda a população brasileira saber como o filho do Presidente da República obteve tamanha ascensão coincidente ao mandato de seu pai. E há de concordar que uma imprensa livre para investigar tais fatos é fator essencial para que vivamos num Estado Democrático de Direito, ideal outrora defendido por tantos que, agora, ao que se vê, parecem se incomodar com ele.

amauri disse...

Boa noite Rodrigo!
Pelo 'Pacote de Abril' de 13 de abril de 1977 do Presidente Geisel a distribuição do número de cadeiras foi alterada para conseguir a ampliação das bancadas que representavam os estados menos desenvolvidos, nos quais a Arena (Aliança Renovadora Nacional, partido do governo) costumava ganhar. A Constituinte 'democrática e soberana' de 1988 manteve e piorou o Pacote. O Art. 45, §1º estabelece que nenhum Estado terá menos que 8 nem mais de 70 Deputados. Hoje esta distribuição beneficia quem cara pálida? Estranho que só lembrem da tal 'ditadura' quando lhes convém! Quem será o legítimo herdeiro da ARENA?
E diploma universitario por si só, não acaba com a ignorancia. A prova esta no depoimento de um leitor acima. O ambiente universitario é a incubadora da ideologia totalitaria. Graças ao Ministro da Casa Civel (sempre a casa civil) Golberito Couto e Silva. Ademais educação ludica não é educação tacita.

ntsr disse...

Comentário do Vergílio em outro post:

Por que se as empresas do setor privado que tem em seus quadros somente 20 % de mestres e doutores produzem mais de 90% das inovações do país, enquanto as nossas universidades ( ou fábricas de mestres e doutores) atualmente infestadas de socialistas e coletivistas de todas as espécies e ideologias com seus 80% de “ mestres e doutores” contribuem com menos de 10% das inovações. Por que será?
Vou dar uma dica: É que os bons e ótimos alunos que são melhores e mais competentes que não tem medo de enfrentar a concorrência vão trabalhar no setor privado. Já os regulares e ruins, viram concurseiros e partem para a carreira universitária para serem funcionários públicos, adquirirem empregos e estabilidades vitalícias e mamarem nas tetas do governo o resto da vida. Você acha que esses medíocres que se transformam em mestres e doutores através de monografias e teses que servem apenas para dar título para o medíocre tem condições de ensinar alguém? --->Em termos de engenharia e física,<---- estamos tendo que formar o recém formado, tanto é que atualmente 76% das empresas de porte têm suas próprias universidades corporativas. Sabe para que tem servido a maioria das monografias desses pseudos mestres e doutores? Além de conceder títulos para medíocres que se tem em alta conta e abarrotar as prateleiras das universidades, aqui fora no setor privado tem servido no máximo para se usar em peixaria para embrulhar peixe, já que como o papel em que estão escritas é muito liso e não servem nem como papel higiênico.

Obs.: Estou me referindo as chamadas universidades de primeira linha e não aos shoppings centers de cursos que proliferam por aí e a maioria das federais.

Não acredita? Pois procure o CNPQ faça uma pesquisa e confirme se estou dizendo alguma mentira.
Edson vergilio (*)

Teorilson Dechevet disse...

A sra. Dilma Roussef é mais uma dessas pessoas pertencentes ao nefasto governo brasileiro, que pensa que pode fazer o que bem desejar. A ministra, ao declarar que não mais divulgará os gastos do governo com cartões corporativos, infringe o artigo 37, parágrafo 4º, que fala sobre improbidade administrativa: 'suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível'. Este é o gravíssimo crime cometido --e as punições estão claramente colocadas na lei-- por todos aqueles que direta ou indiretamente se beneficiaram de forma indevida, imoral e espúria dos ditos cartões. Sem dúvida nenhuma este governo, desde a sua posse, dia após dia, rasga páginas da Constituição Federal, respaldado na absoluta e total certeza da impunidade.

beduc disse...

Lula acabou com a roubalheira do cartão corporativo criado no governo anteriro ou aumentou ainda mais a roubalheira?

fejuncor disse...

Ninguém fala sobre cartão corporativo, no governo. É tabu.

CARVALHO Fora PT!!! disse...

Prezado amigo Beduc,
O presidente Lula mais do que duplicou o número de cartões corporativos, e os distribuiu a torto e a direito com seus amigos e "cumpanheros" de quadrilha.
Depois que instituiram as tais "despesas secretas", aí é que a roubalheira aumentou de vez, e a própria esposa dele, a mumia ambulante chamada Marisa Leticia não parou mais de fazer enxertos com botox, comprar caríssimos presentes, perfumes franceses e jóias finíssimas para toda a companheirada, esbanjando o dinheiro publico que é arrancado de nossas costas. A própria ex-ladra comunista Dilma "Estela" Roussef também faz seus enxertos de botox e outras altas despesas usando o poderoso cartão corporativo dado por Lula e pago com nosso suor.
ÍSTO É UMA VERGONHA!!!...
Um abraço.

robesa disse...

É verdade... mas o povão acostumou ter na "direção" pessoa sem escolaridade alguma, e que nem poderia ser gari... e pior que não gosta de trabalhar... imagina... e ainda acham interessante! Dilmanão... Viva o 45 do início ao fim!

myriandauer@uol.com.br disse...

O que o ilustríssimo físico de 3 faculdades parece não saber (talvez pq olhe apenas o pp umbigo como sói) é que à época do FHC, com as finanças combalidas por anos de inflação e de malfeitorias com o dinheiro público, com as dívidas interna e externa descabeladamente altas e urgentes, era preciso, necessário e fundamental um expressivo corte de gastos, limitando-se os mesmos aos contingenciais.
Por 8 anos o governo FHC amargou o descontentamento do povo, da mesma maneira que um pai que corta gastos extras para pagar contas é malvisto pelos filhos.
O governo Lula pegou a maré alta, qdo teve afiançadas por pessoas conceituadas do PSDB lá fora, suas intenções de seguir à risca o plano econômico da equipe anterior.
Com credibilidade e dinheiro em caixa ficou bonito na foto com a "produtiva" classe dos estudantes eternos de universidades federais, que passam anos "estudando", recebendo bolsas, casa e comida, retiradas do suado dinheiro de brasileiros que pagam impostos e muitas vezes têm que pagar tb faculdade para os filhos, visto que as vagas gratuitas estão ocupadas pelos gênios da raça.
Gostaria muito de saber sobre as relevantes contribuições (ou retribuições) do estudante Thiago à sociedade que o sustenta.
O raciocínio do Rodrigo é sem falhas. Nós, os que pagamos impostos pagamos também pelos erros dos iletrados, presas fáceis de populismos baratos. Ele esqueceu de deixar claro que os "trabalhadores" com curso superior estão rejeitando a candidata do PT. Os cursantes crônicos do ensino superior gratuito, aqueles que estão fora das agruras de ter de trabalhar e muito para pagar contas, esses querem é mais PT e adoram tb votar PSOL, PSTU e lixinhos ideológiocos da mesma laia. Gostam muito tb da ideologia verde da modinha. Muito divertidas todas elas, não abrigassem no ventre o germe da ditadura comunista de triste história.
Um super, hiper, mega, master mestre em Física, num país que não incentiva parcerias com empresas estrangeiras de tecnologia de ponta, que pune a empresa brasileira que tenta se manter à tona, com altíssimos impostos, tem como destino dar aulas para outros parvos como ele ou ser gostosamente cooptado por universidades ou indústrias estrangeiras, qdo então dará uma banana para o povo que o sustentou e ao país que o pariu.
Vá chupar prego , ilustríssimo estudante.

Sublime disse...

Ideli Salvatti, pobrezinha, quer governar SC.....
Tenta a sorte no nordeste, na próxima!
Lá quem sabe tu consegue.

Espalhe uma fotos ao lado do Lula pela ruas de Alagoas ou Ceará que não precisa nem fazer campanha. Mas aqui, acorda, o povo lê minha filha.

O dia que o PT eleger alguma coisa neste terra não se chamará mais 'Santa' Catarina.

Anônimo disse...

Rodrigo,
isso porque o Thiago não é do PT.
De mais a mais, quem disse que o meio universitário brasileiro é lugar onde se acha pessoas de QI alto?

Gustavo disse...

O que o autor do primeiro comentario tenta fazer eh confundir "pessoas com ensino superior" com "meio academico". Reconhecidamente o meio academico eh impregnado pela extrema esquerda, em qualquer lugar do mundo. Tendo passado neste ultimo ano tanto pelo meio academico quanto pela industria, eh verdade o que ele diz, que no meio academico ninguem vota no PSDB, e acham Lula moderado demais. Por outro lado, na industria tb conheco muitas pessoas com ensino superior, e nenhuma delas vota no PT (muito menos nos lixos mais a esquerda). Como em geral, uns 80% dos universitarios vai pra industria privada, apenas 20% continua mestrado e doutorado, esta ai a explicacao da pesquisa.

Theresa disse...

Os esquerdidas não sómente defendem os seus interesses como queiram dividir a miséria alheia entre um miserável e outro.

Anônimo disse...

Perguntei a alguns colegas de facul da Bahia, a rejeição por José Serra é grande. E a maioria pensa em votar na Dilma (mais pelo Lula, continuidade); Marina agrada também. José Serra não.

Por isso eu voto na Marina no 2 turno! Fora que os votos do José Serra raramente ira transferir pra Dilma.

Pelas experiências passadas, o pessoal prefere PT do que PSDB.

Eu irei votar na Marina e to colocando minha ideia pra vcs, caso queiram um 2 turno viavel pra derrubar a Dilma.

Anônimo disse...

Divulguem essa idéia da Marina!

Marina no 2 turno terá mais condições do que o Serra para vencer a Dilma!!

Anônimo disse...

Constantino, se vc aderir a idéia, isso vc que decide, bem que poderia divulgar no blog em prol da Marina.

eu ia votar no serra tbm.. infelizmente eu tive essa ideia de ultima hora. Já ta em cima, n sei se mudará mto o cenário. mas vou tentar.

Abraços.

ntsr disse...

Se tier 2 turno vai ser dilma e serra.
SE tiver.

Unknown disse...

Prezado Rodrigo,

Você induz que o Nordeste é um poço de miseráveis e ignorantes. Lembro que o seu estado elegeu o Garotinho e o César Maia, Santa Catarina é feudo de gente como Bornhausen e Espiridião Amim.....Há, São Paulo vai eleger Tiririca e Netinho. Cuidado com as generalizações e comentários superficiais !!

Ronilson Sérgio disse...

Como disse josé Serra, se ele não ganhar a eleição Lula não se elege mas nem a deputado, o desastre do governo da Dilma vai ser histórico, as rapinas do PMDB já estão preparados para dar um golpe e sacá-la do planalto, não é a toa que o Zé "mensalão" já está articulando o domínio da câmara.

Leo SKHM disse...

A ignorância é um ativo eleitoral como se sabe. E os políticos são mestres em tirar proveito disso.

Maldito ciclo vicioso: Um povo ignorante acaba elegendo um bando de políticos corruptos e populistas. E os políticos corruptos e populistas por sua vez roubam e adotam um monte de práticas populistas e políticas assistencialistas o que manterá inevitavelmente boa parte da população na ignorância e na pobreza, ou seja, dependente do governo. Eis um ciclo que se auto-alimenta e é difícil de ser quebrado. Ainda mais com uma oposição pusilânime como a que existe por aqui.

O povo brasileiro se contenta com pouco e não dá muito valor a questões como política externa, liberdade de imprensa e outros direitos individuais que estão correndo perigo. No curto prazo estas questões parecem irrelevantes para a maioria da população se a economia estiver indo razoavelmente bem como é hoje o nosso caso, mas a médio e a longo prazo estas questões irão cobrar o seu preço e aí poderá ser tarde e todos nós pagaremos pela omissão da maioria.

fejuncor disse...

Voto ideológico é a questão do THIAGO. O tal voto da identidade de esquerda. É fato sim, até um traço da intelligentsia brasileira, esquerdista, e no caso específico corporativista – embora o próprio Lula tenha dito que, no Brasil, o voto não é ideológico, porque “lamentavelmente as pessoas não votam ideologicamente mas são conduzidas a pensar pelo estomago”. Perfeito. Ingenuidade pensar que a maioria se baseia em princípios ideológicos na hora de votar.

Leo SKHM disse...

Falando em ignorância me lembrei de alguns vídeos. Que tal um pouco de humor?

Brazilians are NOT stupid - Figuras Históricas
http://www.youtube.com/watch?v=Cnr_OX8hdE0

Brazilians are not stupid - Geografia!
http://www.youtube.com/watch?v=BWh9cTUQVmM

Brazilians are not Stupid – Conhecimentos gerais
http://www.youtube.com/watch?v=CpjX580EiqA

Os vídeos logicamente são editados e na maioria deles as pessoas que responderam corretamente foram cortadas para que os vídeos tivessem um efeito cômico. Mas mesmo assim não deixa de refletir o nível educacional de muitos brasileiros. E olha que os vídeos foram feitos em Porto Alegre que tem uma das populações entre as mais educadas do país. Se fossem feitas as mesmas perguntas no resto do Brasil não tenho dúvida de que muitas outras pérolas do conhecimento apareceriam. Uma matéria da revista Veja “E a gente ainda goza dos americanos...” baseada na pesquisa do Instituto Ipsos corrobora com a minha opinião. O levantamento mostra que 50% dos brasileiros não sabem localizar o país no mapa.
http://veja.abril.com.br/071107/p_108.shtml

Os vídeos são baseados no vídeo Americans are NOT stupid
http://www.youtube.com/watch?v=fJuNgBkloFE